segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sobre gostar de segunda-feira (mais uma sobre o tempo)

Eu gosto de segunda-feira. Gosto muito. Sei que soa forçado, parece uma coisa meio livro da Poliana, mas é verdade e não estou escrevendo isso pra tirar onda nem para criar polêmica. Gosto de segunda-feira como quem gosta de primeiro de janeiro, do primeiro dia depois do aniversário, do primeiro dia de aula, do primeiro encontro. É o friozinho na barriga da nova oportunidade que recebemos para recomeçar ou para continuar uma tarefa, seja ela qual for. 



Apesar de ter o meu próprio negócio criativo - com direito a ateliê em casa - tenho tentado manter ao máximo um padrão de normalidade para meu ritmo e horário de trabalho. Cada um sabe o melhor dia e horário para si e no meu caso, nada melhor que o bom e velho segunda-à-sexta-das-sete-às-dezoito-sábado-de-meio-expediente...Que excepcionalmente pode sofrer leves variações, claro. Demorou, mas aprendi que:

ex.cep.ci.o.nal (do latim, exceptione) 1. Em que há exceção. 2. Relativo à exceção. 3. Invulgar. 4. Excêntrico. 5. Extraordinário. 

Em outras palavras, não dá pra fazer hora extra todo dia. 

Quem me conhece bem sabe que não era raro me encontrar acordada de madrugada trabalhando, feito um zumbi, costurando e assistindo séries de tv obsessivamente (terminei temporadas inteiras de 'Gossip Girl' assim e nem dessa série eu gostava). Também já deixei de almoçar/lanchar e faltei a inúmeros compromissos importantes, consultas médicas, dentista. O preço que paguei por isso foi alto e alguns quilos algumas dívidas ainda estão sendo resolvidas até hoje. 

Tá, mas pra que misturar os assuntos? O que gestão do tempo tem a ver com gostar de segunda feira? 
Eu explico... Enquanto não comecei a me preocupar em distribuir melhor o meu tempo, só conseguia pensar no momento em que não precisaria trabalhar mais, em que me veria livre das encomendas para poder descansar. Esse momento de descanso, de preferência, não deveria acabar nunca para que eu pudesse viver para dormir e tomar café com bolo. Fim. 

Delicioso, né? Só que não.

Ainda estou dando os primeiros passos para administrar melhor o meu tempo, mas tenho tido ganhos preciosos ao conseguir trabalhar mais intensamente durante o dia, durante a semana...Tirando pelo menos um dia inteirinho para descansar. Ganhei tempo para me lembrar de que gosto muito daquilo que faço e que voltar a trabalhar na segunda-feira não tem nada de ruim, pelo contrário! O início da semana sempre me traz mais inspiração para novos projetos, ideias fresquinhas, ânimo renovado. 

Não nasci gostando de segundas-feiras e claro, ainda me sinto muito cansada às vezes por erros bobos no planejamento da rotina. Mas tenho buscado maneiras de viver de forma mais leve, sem deixar de ser comprometida com o meu trabalho. Essa busca está me fazendo descobrir coisas incríveis!

Nunca se esqueça de que o tempo voa, mas você é quem dita seu próprio ritmo. 

Ótima semana a todos! Abraços,

Camila

3 comentários:

Menina Lima by Keithe Lima disse...

Camila, que delícia poder "te ouvir"a respeito desse, que tem sido o maior desafio para mim neste momento! Muito bom renovar as ideias e pensar bastante sobre minha rotina! Beijos!

Leila Sassaki disse...

Camiloca querida, organizar o tempo eh algo que preciso fazer urgentemente. Acho que já dei um passo nessa direção, pois hoje, felizmente, nos fins de semana sempre trabalho de leve mas quando chega a noite, filminho ou série junto com o maridoco.
Acho que todo mundo, quando começa ou qdo se vê mais apertada de contas e precisando de dindim, acaba trabalhando mais, sem fim de semana, sem horário pra comer e dormir...
Fico feliz que voce esteja cada dia mais inspirada! Tamo junto!!
Beijos e boa semana pra você!

Unknown disse...

Camilinha.... sempre "inspiring", né, linda! Curti muito seu post sobre "segunda-feira". Hoje aqui foi feriado e amanhã madrugo pra ir trabalhar e só chego em casa às 5 da tarde. PRECISO organizar meu tempo pra continuar fazendo o que eu mais amo, que é escrever. Alias, não vejo a hora de passar uma tarde inteirinha no seu ateliê, proseando, tomamdo café e comendo bolo... :) quem sabe em dezembro... bjao, linda! Xx